Como fazer meu site aparecer melhor no Google?

Em duas palavras: Conteúdo relevante.

O segredo do sucesso de qualquer buscador é a capacidade de achar textos relevantes para a pessoa que fez a busca então é natural que todos os seus esforços sejam no sentido de “ler” cada página da Internet e definir em que temas elas se encaixam e qual é sua relevância nessa área.

Agora as questões são: como ter conteúdo relevante e como os robôs dos mecanismos de busca vão achá-lo?

Bem, há duas formas de fazer isso e sugiro usar as duas:

  • Escreva seus textos pensando em quem você quer que os encontre
  • Tenha um site tecnicamente amigável para os buscadores.

Vamos começar pelo “tecnicamente amigável” pois é mais simples de explicar.

Sites amigos de buscadores

O primeiro passo é usar um bom CMS (Content Managemant System) como o WordPress. Eles já fazem boa parte do trabalho naturalmente inserindo os códigos necessários (como as metatags).

O WordPress é um dos melhores CMS nesse aspecto (Não é a toa que é usado nos portais de notícias tanto da Globo quando da Record), mas pode ser melhorado com alguns plugins:

O cache é importante pois atualmente a velocidade de carregamento do site tem peso na análise de relevância.

Depois de instalar o gerador de Site Map você terá que mandá-lo gerar o mapa pela primeira vez e depois ele funcionará sozinho.

Você terá que dedicar um pouco mais de tempo ao Platinum SEO pack para entender os seus campos, mas ele já ajudará simplesmente sendo instalado.

Permalinks… O nome é estranho, mas isso é o endereço das suas páginas. Por exemplo, o permalink da nossa página de contato é i4b.com.br/contato.

O padrão do WordPress (não imagino porque) é fazer links do tipo meusite.com.br/?p=12, mas pode ser facilmente configurado na opção Settings/Permalinks. Altere para /%category%/%postname%/

O nome do domínio ajuda bastante, preparacaodeatores.com.br terá muito mais chances de ser achado em uma busca por preparação de atores do que soufulano.com.br

O Marketing de Busca do Web Paulo é uma das melhores fontes de informação tanto para explorar as vantagens do Platinum SEO quanto para o item a seguir.

Outra boa fonte é o site Tudo Para WordPress do @GugaAlves

Como escrever seus artigos e páginas

Escrever online até certo ponto é parecido com o que um jornalista ou redator fazem, mas tem algumas diferenças:

  • O leitor online prefere textos mais curtos e diretos
  • Temos que escrever para os robôs dos buscadores também

Há dois motivos para o texto ser adaptado para o leitor internauta. O primeiro é obvio: não queremos escrever para robôs! Hehehe! O segundo é que um texto que passa a mensagem rapidamente tem mais chance de ser compartilhado pelos leitores e os robôs dos buscadores procuram observar isso.

O segredo de escrever para robôs é lembrar que os humanos tem uma grande facilidade em lançar olhos sobre um grupo de palavras e identificar se ele se enquadra em seu interesse, mas os robôs não são (ainda) tão espertos.

Imagine por exemplo que você faça preparação de atores.

Vamos listar algumas estratégias para o texto ser mais amigável para os robôs:

  • O seu primeiro parágrafo deve resumir o artigo (isso é bom para o leitor humano também)
  • Coloque as palavras mais importantes no título da página ou artigo como “Workshop de Preparação de Atores de Teatro em Curitiba” para um artigo avisando da data, duração e preço do próximo workshop agendado
  • Se o texto tiver subtítulos use os tipos de parágrafo adequados (Título 1, 2, 3 etc.) pois os robôs sabem que as palavras ali são importantes para definir o conteúdo do texto
  • Palavras em negrito também são consideradas mais importantes pelos buscadores
  • Garanta que o título do seu site (que aparece em todas as páginas) contenha as palavras mais buscadas pelos visitantes que você deseja atrair
  • O WordPress tem um campo para a descrição do site (e o Platinum SEO o melhora). Esse é o texto que aparece sob o link para o seu site nas buscas e tem uma grande importância também quando o robô analisa seu conteúdo
  • Defina palavras chave (tem um espaço para elas na parte direita da tela quando estamos escrevendo um artigo). Elas podem não ter um grande peso no status do site, mas ajudam o buscador a classificar o conteúdo

Reputação e redes sociais

Já se fala no fim da era dos buscadores depois que a Internet se tornou uma grande rede social (o segundo site mais acessado do mundo é o Facebook e há o fenômeno Twitter só para citar alguns).

Agora muitas vezes achamos o que nos interessa buscando o que os amigos já aprovaram.

Os buscadores estão atentos a isso há muito tempo, tanto que, desde o começo, um dos fatores mais importantes para o Google na hora de classificar um site é quantas vezes ele é mencionado por outros sites, ou seja, uma rede social vasta de pessoas que citam o site é vista como uma forma de aprovação da relevância do seu conteúdo

Mas CUIDADO! De forma nenhuma, jamais, nem em sonho aceite o chamado link farming que consiste em pagar o serviço de alguém que providencia para milhares de sites linkarem o seu artificialmente. Isso vai contra o interesse dos buscadores que querem achar conteúdo relevante e não sites artificialmente recomendados. A resposta deles pode demorar, mas é devastadora: eles cortam seu site de toda e qualquer busca.

Se você ou sua empresa são referências na sua área naturalmente outros colocarão links para o seu site.

O ideal é que o texto que contém o link seja expressivo.

Por exemplo clique aqui não diz nada, mas os buscadores vão favorecer seu site se o linkarem como a melhor preparação de atores do Brasil.

Uma forma de aumentar a possibilidade de linkarem seu site com um texto relevante é associar sempre um lema curto e expressivo a ele.

Algumas pessoas negociam troca de links com sites mais famosos. Pessoalmente não gosto dessa prática muito embora realmente o link em um site com boa colocação no Google (Page Rank) pese mais.

Mais eficiente é usar um serviço/plugin como o ShareThis que cria um botão para compartilhar suas páginas e posts nas principais redes sociais.

Fiz tudo isso e meu site ainda não aparece bem

Tenha paciência e persistência. Há vários fatores que podem dificultar a boa colocação do seu site:

  • Sites novos ficam algumas semanas em observação e idade é importante na classificação do site
  • Se os seus temas centrais são muito populares você terá uma longa escalada pela frente. Invista pesadamente no conteúdo e nas redes sociais para se tornar conhecido e  uma referência.
  • Seus concorrentes também investiram corretamente no SEO (mesma sugestão acima)
  • Seu site foi penalizado pois você tentou alguma estratégia para enganá-los, nesse caso pare imediatamente! Só o bom conteúdo salva.

Referências

Ajudaram a construir esse post:

Como definir o design do seu site?

Até a última década do século passado os sites eram feitos com um editor de html (como o Dreamweaver ou o Kompozer) e deviam ser desenvolvidos praticamente do zero em um processo que durava pelo menos alguns dias.

Hoje, entre o registro e ativação do domínio e ter o site pronto para receber conteúdo, passam no máximo 4 horas graças à criação da tecnologia de sites dinâmicos nos primeiros anos dessa década que está acabando.

Apesar disso boa parte dos novos colonizadores da Internet (novos donos de sites) demoram meses para começar a alimentar seus sites com conteúdo por que não conseguem encontrar o design perfeito para seu site.

Aqui vão algumas dicas para você definir o design do seu site em menos de uma hora e poder começar rapidamente a construir seu lugar na Rede.

Conteúdo, onde tudo começa

Até mesmo o nome do seu domínio é melhor escolhido se você já sabe qual será o conteúdo do seu site, por isso comece pensando nele:

  • Sobre o que o site falará?
  • O site será pessoal ou institucional?
  • Qual é o perfil do visitante que você pretende receber em seu espaço?
  • Quais serão as páginas do site (além de uma para “quem somos” e outra para “contato”)?
  • O site terá uma sessão de artigos (é bom que tenha) e quais serão os temas e categorias?

O segundo item da lista acima é muito importante.

Se o seu site será pessoal, ou seja, uma representação sua online então o foco não estará no leitor e sim nos seus interesses, gostos e habilidades. Mais a frente você definirá o design que seja agradável para você e assim atrairá leitores que tem o mesmo perfil.

Caso o site seja institucional ele não deve ser feito para agradar você e sim o visitante. Pense nos interesses, cultura e perfil do seu visitante e não no seu próprio. Isso ajudará a escolher um design adequado.

Como escolher um template?

Se você tem recursos financeiros e um webdesigner em quem confie não pense duas vezes: contrate-o.

Caso contrário parta para o plano B ou haverá uma enorme possibilidade do desenvolvimento do design ser demorado e estressante minando energias que devem ser investidas na criação do conteúdo.

A escolha de um modelo pronto para WordPress pode ser mais desgastante que a comunicação com um webdesigner em quem não confiamos afinal há facilmente 6 mil templates gratuitos para o WordPress. Já ouviu falar no paradoxo da escolha?

Na hora de escolher um template sugiro muito francamente usar o padrão do WordPress mudando apenas a cor de fundo e a imagem do cabeçalho, o que pode ser feito em segundos se você já tem uma imagem pronta.

Pense no seguinte. Todo site tem um cabeçalho com uma imagem para ser lembrado mais facilmente, um menu lateral (preferencialmente à direita para destacar o conteúdo), algumas vezes um menu horizontal no cabeçalho e uma grande área para o conteúdo do lado esquerdo (é onde os olhos do internauta vão primeiro).

A personalização pode facilmente ficar por conta da imagem e da cor de fundo

Outra vantagem de usar o modelo padrão nesse momento é que a nova versão do WordPress acaba de ser lançada com diversos novos recursos e os templates mais antigos podem não ter suporte para alguns deles.

No caso de você odiar o design do template padrão (se estiver fazendo um blog ou site pessoal) ou achar que os seus clientes não gostarão (no caso de um site institucional) procure primeiro entre os outros templates que já vem pré-instalados no WordPress e depois em repositórios como o WordPress Themes e o WordPress Themes Archive, mas resista bravamente à tentação de buscar o modelo perfeito. Selecione quatro ou cinco que sejam leves e tenham uma área para uma imagem no cabeçalho e peça ajuda dos amigos para escolher o seu.

Uma das vantagens de usar um CMS como o WordPress é a facilidade de mudar o design do site completamente com dois ou três cliques de mouse, ou seja, depois que você já estiver com seu site no ar, recebendo conteúdo e construindo uma reputação, você pode calmamente buscar o template perfeito e ativá-lo aproveitando para fazer uma festa em torno do evento.