Google Docs: Seu escritório onde houver um acesso à Internet

Imagine se fosse possível ter um processador de textos como o Word, uma planilha eletrônica como o Excel, uma agenda de compromissos ou até mesmo um programa de apresentações como o Power Point rodando na Internet, sem você precisar instalar nada no seu computador além do seu navegador predileto (Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari, Chrome…)

Seria assim, você digitaria um endereço e, em vez de aparecer uma página como essa que você está vendo agora, apareceria um programa.

Isso existe. Não é novo. Você pode ter em seu próprio site… e é totalmente gratuito!

Na verdade há várias opções como o Zoho, o Prezi e aquele que vou comentar a seguir, o Google Docs.

Se você tem uma conta no Google (se você tem um email no Gmail por exemplo) pode entrar agora em docs.google.com usando o seu login e senha e começar a se ambientar a ele. Se você tem um site próprio do tipo seusite.com.br e está bem hospedado certamente você pode ter também seu docs.seusite.com.br e calendar.seusite.com.br.

Muita gente não sabe que isso existe e não consegue imaginar como funciona, então criei uma video aula em duas partes que mostra esses programas em ação:

Parte 1

Parte 2

Esses aplicativos já são o meu Office principal há mais de 2 anos e devo dizer que já não penso no que falta neles em relação ao OpenOffice ou ao MSOffice pois há recursos preciosos neles que os concorrentes falham miseravelmente em oferecer.

Só para destacar algumas dessas vantagens

  • Várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo em um documento mesmo que estejam em países diferentes. Já vi casos de planilhas editadas por mais de 10 pessoas juntas
  • Conforme você trabalha tudo é salvo online em computadores muito mais seguros que os HDs dos nossos notebooks ou desktops, pode acreditar.
  • Se nosso computador tiver algum defeito podemos ir até para uma lan house e continuar nosso trabalho
  • O controle de alterações deles são ótimos, ou seja, você pode ver o seu documento como estava há seis meses

Além disso a Google tem prometido que até o final desse ano seus aplicativos terão 95% dos recursos do MS Office, o que me parece improvável, mas me agrada ver o empenho da empresa em deenvolver os aplicativos.

Alguns receios podem te impedir de usar esses aplicativos:

  • O Google pode acabar e meus dados vão sumir? Isso é muito improvável já que a Google é uma das empresas mais promissoras e sólidas do capitalismo moderno e, caso isso aconteça você sempre poderá fazer a cópia de tudo para seu HD
  • A Google vai espionar minha vida e roubar minhas ideias? Esperamos que não e o modelo de negócios dela nos garante que isso seria um suicídio comercial. O interesse da Google provavelmente está mais em tornar o sistema tão seguro e útil para fixar sua marca e oferecer mais tarde recursos especiais a custos que, pelo que temos visto, serão bem interessantes para os consumidores
  • Crackers vão roubar meus dados? Sim, mas também roubarão do seu HD e até do seu bolso pois estelionatários estão em todos os lugares. O segredo é usar um bom navegador como o Firefox, um firewall/antivirus como o Kaspersky e, principalmente, não ser ingênuo ou ingênua já que o ataque cracker normalmente começa fora da Internet, no mundo offline.

Espero que os videos acima sejam bastante ilustrativos e te ajudem a começar a usar esse rico conjunto de aplicativos. Vou observar as sugestões e, se perceber que é necessário, aumento esse artigo com mais detalhes.

Como configurar o Thunderbird 3.x para acessar o Gmail para domínios

Se você tem um bom hospedeiro deve ter a possibilidade de usar o serviço de email do Google para gerenciar as contas de email do seu site. Por exemplo, o webmail das contas de email da i4B.com.br são idênticos ao do gmail.com.

Naturalmente que nós podemos acessar esses emails com um programa de email. De preferência que suporte o protocolo IMAP que mantém o seu programa de email sincronizado com o seu webmail reproduzindo inclusive as pastas que criamos.

Há algum tempo fiz um vídeo explicando as vantagens do IMAP:

O Google oferece explicações de como configurar o IMAP e o POP em vários programas de email como o Thunderbird, mas até o momento elas não foram atualizadas para a versão 3.0 do Thunderbird e por isso criamos esse breve tutorial.

Considerando que o seu email é seu_login@seu_dominio.com.br o passo a passo é esse:

  1. Entre no seu webmail (mail.seudominio.com.br) com o login seu_login
  2. No canto superior direito da tela tem um menu: seu_login@seu_dominio.com.br – Gerenciar esse domínio – Configurações – Ajuda – Sair. Clique no Configurações
  3. Abre-se uma tela com várias abas: Geral, contas, marcadores, Filtros, Encaminhamento e POP/IMAP etc. Clique no “Encaminhamento e POP/IMAP”
  4. Ative a primeira opção de Baixar pelo POP (Ativar o pop para todos os emails) e/ou a primeira do IMAP. Sugiro usar o IMAP e vou continuar as instruções considerando que vc vai usá-lo
  5. As instruções restantes para quem usa a versão 2.0 estão no tópico Configurar o Thunderbird 2.0 do help do Google

Como configurar o Thunderbird 3.X para acessar o email do Google para sites

Abra o Thunderbird e vá no menu Arquivo/Novo/Conta de email. Vai aparecer a tela a seguir:

Configuração inicial do Thunderbird 3.0 para acessar o Gmail para domínios
Dados básicos da conta de email

Os campos são os seguintes:

Depois de preencher esses campos clique em continuar para ver a tela seguinte.

Thunderbird 3.0 - Detecção de configuração
Detecção automática das configurações do email

Essa tela tenta detectar automaticamente suas configurações e não funciona muito bem com o Google for Applications. Clique em “Parar” para fazer a configuração manualmente. A tela ficará assim:

Configuração de envio e recebimento de emails no Thunderbird 3.0
Configuração básica do Thunderbird 3.0 para acessar o email do Google

Preencha da seguinte forma:

  • Nome de usuário: seu_login@seu_dominio.com.br
  • Recebimento: imap.gmail.com
  • IMAP: 993
  • SSL/TLS
  • Envio: deixe qualquer um pois vamos alterar mais à frente

Clique em “Configuração manual…” na tela acima para entrar na tela de configuração detalhada:

Opções avançadas de configuração do Thunderbird 3.0
Configuração avançada do Thunderbird 3.0

Aqui já deverá estar tudo ok, mas é bom conferir antes de continuar.

Depois de conferir clique em “Servidor de envio (SMTP)” no quadro branco do lado esquerdo da janela. É a última opção na imagem acima.

Thunderbird 3.0: Configuração do SMTP
Configuração do servidor de envio (SMTP)

Essa tela permitirá configurar o servidor de envio de mensagens. Em termos práticos qualquer um pode ser usado, mas é adequado configurar um para cada conta de email.

Clique em adicionar e preencha a tela que aparece como a da imagem abaixo:

Thunderbird 3.0: Criação de conta SMTP
Criação de uma nova conta de SMTP para envio de emails

Agora você pode ir para o último passo: associar essa conta de SMTP à conta seu_login@seu_dominio.com.br

Depois de clicar em OK na tela acima você verá apenas a tela “Configuração avançada do Thunderbird 3.0” novamente.

Clique em seu_login@seu_dominio.com.br (na imagem abaixo está riscado de preto) que está no mesmo quadro branco onde você achou o “Servidor de envio (SMTP)” e ela deve ficar como na imagem abaixo:

Thunderbird 3.0: associando uma conta SMTP a um email
Thunderbird 3.0: associando uma conta SMTP a um email

Note que pouco acima dos botões “Ok” e “Cancelar” que ficam no canto inferior direito tem a opção “Servidor de envio (SMTP). Basta clicar na setinha no campo ao lado dele e escolher o servidor de envio de email que acabamos de criar.

Caso você crie outras contas de email no mesmo domínio (seu_dominio.com.br) crie também uma conta de SMTP para cada uma pois alguns serviços de email enviam as respostas para o endereço especificado no servidor SMTP, ou seja, se você tem uma conta fulano e outra beltrano @seu_dominio.com.br e enviar uma mensagem da caixa postal da conta fulano usando o SMTP da conta beltrano é possível que a resposta ao seu email seja direcionada para beltrano@seu_dominio.com.br e não para fulano@seu_dominio.com.br.